:

  • Conheça os riscos do uso excessivo do celular


  • O contato exagerado com o aparelho pode levar a danos irreversíveis no corpo humano. Entenda!

Existe um termo para aquelas pessoas que são viciadas em aparelho celular: nomofobia. Esse vício não deixa a pessoa largar o celular das mãos nem por um segundo. A maioria das pessoas não notam o quanto estão utilizando o aparelho e só percebem a dependência no último estágio. Apesar de parecer inofensivo, esse uso prolongado pode estar causando diversas complicações que serão vistos agora ou a longo prazo.

Conheça os 6 principais problemas causados ​​pelo uso excessivo do celular:

1) Problemas psicológicos: devido aos problemas cotidianos, algumas pessoas deixam de viver a realidade para ficar no mundo virtual. Tornam-se reféns de tudo relacionado ao mundo digital e sua interação nele, como curtidas e comentários. Essa fuga da solidão pode levar ao vício, depressão e ansiedade.

2) Insônia ou distúrbios do sono: as luzes e sons emitidos pelos celulares minutos antes ou durante o sono podem colocar o corpo em estado de vigília. Isso não permite que o usuário desligue completamente e atrapalha uma boa noite de sono.

3) Estética: pouco se sabe, mas o uso prolongado de um telefone celular também pode trazer algumas mudanças físicas. Manter o pescoço para frente e inclinado para baixo pode alterar os contornos do rosto e levar à perda de elasticidade. Isso pode aumentar a probabilidade de rugas e papada (gordura do queixo).

4) Complicações oculares: esse é o mais óbvio. Devido às letras pequenas e ao uso do aparelho no escuro com o brilho alto, os celulares podem causar problemas de visão, levando muitas vezes à necessidade do uso de óculos. Outro problema é muita luz e foco, o que pode causar ressecamento dos olhos.

5) Infecção: o telefone celular é usado por todas as pessoas em vários locais, como locais públicos, hospitais e banheiros. Esse fator torna o celular um grande acumulador de micróbios e bactérias. Por conta disso, pode ser um grande disseminador de doenças e infecções.

6) Problemas posturais: quando usamos telefones celulares, tendemos a inclinar o pescoço para frente e não prestar atenção à nossa postura. Essas posições incorretas podem causar dores no pescoço, ombros e até dores de cabeça. Se você não mudar essa atitude, podem surgir problemas mais sérios, como uma doença chamada neuralgia (dor nos nervos).

Procurando ajuda:
Se você acredita que está usando o celular excessivamente e está enfrentando algum desses problemas, é recomendável procurar um psicólogo para ajudar a curar esse vício.